![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi98x0tGXXWirFJzv-PkKGYEQRA8vDrrXajsKaxiTYZrXFxJJMYSuiH8iTsTGKB0VTdJaRwQtDKEc5dUrnW7onJUp1XZHJII5lEEZxdQOI_UeusbWk1Oevg-fCgObF3Zf-V1h1JDVbxB8M7afbpN_8ofUL32YmIvwIbf8YsAaXVHhIM7MsAR_TO84xaL5U/s16000/RADAR%20-%20ANA%20FL%C3%81VIA%20VEN%C3%82NCIO%20-%2025_01_27-3.jpg)
Os 15 equipamentos serão utilizados a elaboração de relatórios e estudos técnicos e estatísticos
Porto Velho, Rondônia - Após o anúncio do prefeito Léo Moraes, foi publicado na segunda-feira (27), em edição extra do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.762, que oficializa a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determina o ajustamento técnico do sistema de monitoramento.
Durante esse período, os 15 equipamentos espalhados pela cidade serão utilizados exclusivamente para a elaboração de relatórios e estudos técnicos e estatísticos, com o objetivo de melhorar a eficiência do serviço, priorizando a segurança e fluidez do trânsito.
Como parte do ajustamento técnico, todas as autuações emitidas desde o início de funcionamento dos radares eletrônicos serão revogadas e permanecerão sem efeito até o término do período de suspensão.
![](https://www.portovelho.ro.gov.br/uploads/editor/images/RADAR%20-%20ANA%20FL%C3%81VIA%20VEN%C3%82NCIO%20-%2025_01_27-2(1).jpg)
O prefeito Léo Moraes destacou que a decisão foi tomada com foco na transparência e no respeito à população. "Anulamos todas as multas impostas pelos radares, a partir do dia 26 de dezembro, porque não houve um trabalho preventivo, educativo ou ampla divulgação à população. Essas multas foram aplicadas de maneira arbitrária e ilegal, e por isso suspendemos toda e qualquer cobrança. A população não vai pagar por algo que ela desconhece. Estamos também com a equipe em campo para fazer a aferição dos radares, melhorar a sinalização e informar a sociedade de Porto Velho sobre o funcionamento desse sistema", explicou.
Léo Moraes reforçou, ainda, que equipes estão em campo para fazer a aferição dos radares, melhorar a sinalização e informar a sociedade de Porto Velho sobre o funcionamento desse sistema.
![](https://www.portovelho.ro.gov.br/uploads/editor/images/WhatsApp%20Image%202025-01-28%20at%2010_20_28.jpeg)
O prefeito também ressaltou a importância de um trânsito mais seguro e acessível. "Os radares continuarão suspensos para qualquer cobrança até que as adequações necessárias sejam feitas. Trabalhamos em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), a Semtran e nossa equipe técnica para garantir um trânsito mais fluido, com mobilidade e sinalização eficientes, especialmente nas principais artérias e vias da nossa cidade", afirmou.
O decreto ainda prevê a ampliação de atividades educativas nos pontos monitorados, abordando fatores de risco e promovendo a segurança no trânsito.
Outra medida é a ampla divulgação, por meios eletrônicos, das informações sobre os equipamentos e locais de instalação. "Estamos ajustando o sistema para torná-lo mais eficaz, ao mesmo tempo em que buscamos educar e sensibilizar os condutores quanto à importância de respeitar as normas de trânsito, especialmente no que diz respeito à velocidade e ao avanço de sinal vermelho", concluiu o prefeito.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários