A reunião do Comitê Gestor foi realizada nesta terça-feira (29), em Porto Velho

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Rondônia, por meio da Defesa Civil Estadual (CEPDEC-RO), está intensificando ações proativas em parceria com os municípios para se preparar e mitigar possíveis situações adversas relacionadas a eventos climáticos extremos. Apesar de as chuvas ainda estarem abaixo da média, a previsão de enxurradas locais levanta preocupações sobre possíveis transtornos para a população.

Durante reunião do Comitê realizada nesta terça-feira (29), o comandante geral e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, CEL BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ressaltou a importância da preparação e do trabalho em equipe: “A capacitação de agentes em todos os 52 municípios é uma iniciativa fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de crise. Estamos prontos para prestar socorro às vítimas, mas a prevenção é sempre o melhor caminho.”

A atuação da CEPDEC-RO não se limita apenas ao socorro, mas inclui uma estratégia de capacitação que já envolve agentes em todo o estado. Com o intuito de fortalecer a prevenção e a resposta a desastres, o governo do estado publicou o Decreto N° 29.556, de 14 de outubro de 2024. que institui o Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, que tem como meta discutir e implementar medidas para lidar com as frequentes alterações climáticas que afetam a região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o Comitê será um importante suporte para os municípios, fornecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para a implementação de ações eficazes. “A colaboração entre os diversos órgãos é essencial. Estamos unindo esforços para garantir que cada município esteja preparado para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas,” pontuou.

Com essas iniciativas, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança da população, priorizando a prevenção e a pronta resposta a emergências. A preparação é a chave para minimizar os impactos de eventos climáticos adversos, garantindo a proteção e o bem-estar de todos os rondonienses.