O projeto de iniciativa do Governo e em parceria com a Unir foi lançado na terça-feira (9) em Porto Velho
Porto Velho, RO - Com o objetivo oferecer cursos teórico-práticos e simulações em escolas estaduais de Porto Velho, visando capacitar professores e alunos em primeiros socorros o “Projeto RCP Salva Vidas – Reanimação Cardiopulmonar”, de iniciativa do Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi lançado na terça-feira (9) em Porto Velho.
A meta é formar uma equipe de socorristas treinados na comunidade, capazes de responder de forma rápida, segura e eficaz em situações de emergência. O projeto vai ter início ainda neste mês, e as atividades vão ser ministradas por professores do curso de Medicina e Enfermagem da Unir, além de mais de 20 acadêmicos da instituição que atuarão como instrutores nas atividades práticas e de simulação.
O coordenador do projeto e professor do Departamento de Medicina, Vinicius Nogueira enfatizou sobre a importância do desenvolvimento do projeto junto às escolas. “A escola constitui-se como uma instituição que tem a oportunidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos alunos, integrando as esferas de formação científica, da personalidade e da cidadania” , pontuou.
PREVENÇÃO
O projeto foi criado para atender as prerrogativas da Lei 13.722/2018 [Lei Lucas], no que concerne ao treinamento de trabalhadores da Educação em Primeiros Socorros. O secretário adjunto da Sesau, Elcio Barony destacou sobre a parceria. “Esse projeto vem para fortalecer o salvamento de vidas; um aluno treinado em primeiros socorros pode ser a diferença em uma situação de emergência, seja em casa, na escola ou em qualquer outro lugar” , ressaltou.
O projeto objetiva oferecer cursos teórico-práticos e simulações em escolas estaduais
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir no ensinamento dos primeiros socorros nas escolas não representa apenas uma medida de segurança, mas também um ato de responsabilidade social. “Estamos preparando os jovens para serem agentes de mudança em suas comunidades” , salientou.
TREINAMENTOS
Engasgos e obstrução de via aérea por corpo estranho;
Desmaios e convulsões na escola. O que eu devo fazer?;
Parada cardiorrespiratória no ambiente escolar;
Sangramentos, curativos e primeiros socorros em trauma;
Como atuar diante de reação anafilática na escola?; e
Em quais condições deve-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)?
0 Comentários