Muitas pessoas podem não saber, mas acordar sempre no mesmo horário tem uma grande influência na forma de dormir de uma pessoa

Porto Velho, RO - Algumas pessoas vão concordar que dormir é uma das melhores coisas da vida. Contudo, tem também aqueles que acham que dormir é uma perda de tempo e que você poderia estar fazendo algo produtivo naquele tempo, ou vivendo novas experiências. Ainda assim, o tempo de sono também é importante para o nosso corpo, assim como o tempo que passamos acordados.

E mesmo sabendo da importância de uma boa noite de sono, não são todas as pessoas que a conseguem. Nesse ponto, um determinado hábito pode ter um impacto negativo na qualidade do sono, que é justamente acordar em horários diferentes.

“Essa desregulação é tão relevante que é um dos fatores que contribuem para o fato de domingo para segunda ser o dia em que as pessoas mais dormem mal no mundo, pois é justamente quando elas precisam voltar à rotina”, disse Lucas Baraças, cofundador da startup Vigilantes do Sono.

De acordo com o especialista, acordar em horários diferentes todos os dias pode acarretar em um desajuste do ritmo circadiano, o conhecido “relógio biológico”, que fica em uma região do cérebro que regula o ciclo sono-vigília e outras funções biológicas.

“A produção de melatonina, hormônio fundamental para o sono, pode ficar comprometida, dificultando o adormecer. Além disso, os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, podem ficar desequilibrados, afetando a qualidade do sono e causando maior sensação de cansaço e irritabilidade durante o dia”, explicou ele.

Na visão de Baraças, mesmo que seja possível acordar em horários diferentes e não ter a qualidade do sono prejudicada, é importante que se tente ter uma rotina o mais regular possível. “Pequenas variações no horário de despertar, como uma hora a mais ou a menos, podem ser toleradas pelo organismo”, disse.

Hora de dormir tão importante quanto a de acordar


O médico ayurvédico Suhas Kshirsagar pontuou em seu livro “Mude seus Horários, Mude sua Vida” a importância de dormir sempre na mesma hora. De acordo com ele, ficar acordado até tarde em determinadas noites e em outras não faz com que exista uma pré-disposição para a insônia. Isso acontece porque o corpo fica tentando descobrir qual é a hora do dia, tendo como base o momento em que a pessoa acorda e quando ela vai dormir.

“Se você não estabelecer sua hora de dormir, seu corpo não saberá quando liberar os hormônios que o farão se sentir sonolento nem quando começar o período de descanso e rejuvenescimento das células. O resultado disso é pouca energia, apatia e más escolhas alimentares”, disse Kshirsagar.

Na visão de Francisco Hora, coordenador do Laboratório do Sono do Hospital Português da Bahia, uma das consequências colaterais mais graves que o sono irregular causa é a obesidade. Isso porque o organismo acaba criando uma necessidade de alimentos maior. “Hoje sabemos que, de fato, dormir mal engorda”, pontuou.

Além disso, de acordo com Christiano Perin, especialista em medicina do sono diretor do LabSono, um padrão de sono irregular a longo prazo está relacionado com um risco maior de desenvolvimento de outros problemas de saúde crônicos, como por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos.

Como fazer?


Mesmo sabendo que o horário de acordar regular pode ajudar a pessoa a dormir melhor, muitas pessoas não sabem como conseguir isso. Assim como em outros pontos da vida, treinar o corpo para acordar no mesmo horário sempre pode ser uma coisa trabalhosa. No entanto, no final, todo o esforço vale a pena.

A primeira coisa a ser feita é deixar de apertar o botão soneca no despertador e não ficar debaixo das cobertas quando já estiver acordado. E se a pessoa sempre tem uma luta para sair da cama, uma dica é agendar alguma coisa prazerosa logo cedo para ter um ânimo a mais para acordar.

Outra coisa que se pode fazer é ter exposição à luz solar. Logo ao acordar, a pessoa pode se sentar ao lado de uma janela, ou tomar um café na varanda, ou até dar uma volta com o cachorro. Toda atividade que colocar mais luz na manhã irá ajudar a regular os padrões de sono e livrar a pessoa da sensação de lentidão.

E durante a noite, rituais de preparação para um sono de qualidade podem se feitos, como por exemplo, ter abajures com luzes baixas, ativar o modo filtro de luz azul no celular, trocar a TV ou o celular por um livro, tomar um banho relaxante e colocar um pijama confortável.

Fonte: Fatos Desconhecidos