O DIA NA HISTÓRIA

29.9.23 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA

1957 - Em Guajará-Mirim, um incêndio destruiu casas e um depósito de combustível, levou quase um dia para ser controlado por soldados da Guarda Territorial e da 6ª Cia de Fronteira.

1967 – Em Brasília o deputado federal (AC) Wanderley Dantas cobra ao ministro dos Transportes Mário Andreazza a finalização da BR-364 para tirar o Acre do isolamento, e a melhoria real do tráfego da BR em Rondônia. (AM)

1982 – O TSE valida a convenção do PDS/RO, negando o pedido do filiado Antonio Morimoto, que alegara ter sido convidado pelo governador Jorge Teixeira para ser candidato ao Senado, mas que Teixeira o vetou. 

1984 – O reitor Euro Tourinho Filho presidiu a cerimônia de graduação de 70 formandos das primeiras turmas da Universidade Federal de Rondônia, nos cursos de Administração, Contabilidade e Economia. 

1994 – O governador Osvaldo Piana inaugura a linha (“linhão”) de transmissão da hidrelétrica de Samuel, até Presidente Médici.

COMEMORE

 Dia Mundial do Coração, Dia Nacional de Combate ao Fum. Dia Mundial do Petróleo.  Dia do Anunciante. Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas. 

Católicos celebram São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo, São Rafael Arcanjo.

BRASIL

1908 — Morre Machado de Assis (n. 1839), escritor, primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. 

1987 — Vigilância Sanitária constata a contaminação das vítimas do acidente radioativo de Goiânia.

MUNDO

1547 — Nasce Miguel de Cervantes (+1616), escritor espanhol autor do clássico “Dom Quixote de La Mancha”. 

2008 -´Começa a grande recessão nos Estados Unidos.

FOTO DO DIA

COM LUZ: CHORO E ALEGRIA

Em 1994 eu estava no jornal Alto Madeira e o editor Ivan Marrocos mandou que eu fosse a Ariquemes, a 200 Km de Porto Velho, para cobrir a chegada não de um figurão da República, mas um fato que se refletiria a seguir na aceleração do desenvolvimento do Estado.

No Estado, onde possíveis investidores sempre perguntavam “Tem luz elétrica confiável?”, a resposta “não” afastou muitos interessados. 

A pauta em Ariquemes era simples: àquela altura a hidrelétrica de Samuel (FOTO) já abastecia Porto Velho, mas agora o fornecimento chegaria a algumas cidades da faixa centro-sul de Rondônia, através do linhão.

Tenho, e há muitos anos, bons amigos na terra que garimpeiros chamavam de “Vila Papagaio”, mas optei por ficar na casa de uma família que eu não conhecia, moradora do setor 2, aguardando ali a chegada da luz – Ariquemes, como as outras cidades da BR era abastecida, e de maneira bem caótica, por geradores movidos a diesel.

Demorou mais do que se previra, mas de repente as luzes se acenderam e a dona da casa começou a chorar, rir e aplaudir ao mesmo tempo.

A luz se fizera. O linhão de Samuel operara o milagre.