Esquadrilha da Fumaça da FAB promoveu um espetáculo gratuito para a população com a participação do Governo de Rondônia

Porto Velho, RO - Em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação, Porto Velho recebeu nesta sexta-feira (7), a apresentação das aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, nome oficial da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira – FAB, que promoveu um espetáculo gratuito para a população com a participação do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, no Espaço Alternativo da capital rondoniense.

O evento faz parte do Circuito Santos Dumont de demonstrações aéreas, que está percorrendo cinco estados do Brasil, incluindo Rondônia e encerra no próximo dia 15 de julho, na Colômbia. Em Rondônia, a primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça aconteceu na última terça-feira (4), na Praça do Quero-Quero, em Ariquemes.

CAT MÓVEL

Setur esteve presente no evento com o Centro de Atendimento ao Turismo Móvel

A Superintendência Estadual de Turismo – Setur esteve presente no evento com o Centro de Atendimento ao Turismo Móvel – CAT Móvel, que é uma unidade equipada com materiais informativos e agentes capacitados para fornecer orientações e esclarecer dúvidas aos turistas sobre os pontos turísticos locais, programações culturais, opções de lazer, gastronomia, entre outros.

Para o titular da Setur, Gilvan Pereira Júnior, “o evento foi uma oportunidade de mostrar às milhares de pessoas que compareceram para prestigiar as apresentações, os locais turísticos de nosso Estado por meio do CAT Móvel, que disponibilizamos para atender o público, tirar dúvidas e mostrar o potencial turístico de Rondônia”, disse.

SANTOS DUMONT

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, atualmente cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, depois de ter sido denominada, cidade de Palmira, por vários anos.

Faleceu em 23 de julho de 1932 em Guarujá, São Paulo. Foi o primeiro a projetar e construir um balão dirigível que decolou, contornou a Torre Eiffel em Paris, na França, e aterrissou valendo-se da força de um motor a gasolina. Voando no “Balão nº 6”, Santos Dumont demonstrou a dirigibilidade dos balões e conquistou o “Prêmio Deutsch”, em 1901, concedido pelo Aeroclube da França, sendo reconhecido como o primeiro a realizar tal façanha.

A consagração de Santos Dumont veio com o “14 BIS”, um aparelho mais pesado que o ar, que decolou sem a ajuda dos ventos com um motor de 50 cavalos de potência, e pousou na presença de membros do Aeroclube da França.