Deputada apresentou demandas no Ministério da Mulher e Senado Federal

Porto Velho, RO - Em agenda oficial em Brasília (DF), na terça-feira (20), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) esteve no Ministério da Mulher e no Senado Federal para discutir o Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência, que faz parte da Agenda Social do Governo Federal desde 2007. A mobilização prevê, entre outras iniciativas, a implementação e construção da Casa da Mulher Brasileira.

Preocupada e comprometida com a defesa da mulher, a parlamentar fez um breve relato da situação em Rondônia como, por exemplo, os primeiros lugares nos rankings em que avaliam os índices de diversas violências, entre elas, de feminicídio.

“Por causa dessas péssimas estatísticas, estamos solicitando prioridade na construção da Casa da Mulher Brasileira em nosso estado, sendo duas unidades, uma em Porto Velho e outra no interior”, disse Ieda Chaves. A parlamentar informou que no caso da capital, já há o indicativo de terreno para receber a obra.

De acordo com a assessora do Ministério da Mulher, Ana Maria Santos Rocha, um trabalho vem sendo feito para apresentar os fundamentos conceituais e políticos do enfrentamento à questão e as políticas públicas que têm sido formuladas e executadas à prevenção e combate à violência contra as mulheres, assim como à assistência àquelas que sofrem violação de direitos.

“Bom saber que temos um espaço proposto à obra. Por conta disso, a Casa da Mulher Brasileira em Rondônia já entra no planejamento e é uma prioridade. Fazemos um compromisso de buscar meios para que a solicitação seja atendida”, reiterou Ana Rocha.

A conversa foi acompanhada pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau.

Compromisso

Fez parte desta agenda, uma visita ao gabinete do senador Confúcio Moura (MDB-RO). Na ocasião, fez um apelo para que ele possa contribuir com a pauta e obteve positivamente o pleito. “Eu me coloco à disposição aqui em Brasília para uma parceria neste sentido para ajudarmos as mulheres rondoniense”, declarou Moura.

Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar
Foto: Renato Barbato / Assessoria parlamentar